Um encontro de congraçamento, confraternização, de reencontros, oportunidade para fazer novas amizades, mas acima de tudo de muita Luz! O Congresso Espírita de Pedro Leopoldo (MG), conta com a presença de aproximadamente mais de 3 mil participantes somados, nos três dias de eventos, que ocorrem geralmente nos últimos dias de junho e/ou primeiros dias de julho de cada ano.
O congresso demonstra a importância da preservação da memória de Chico Xavier, na cidade natal do Apóstolo da Caridade. É também para a Prefeitura local, uma importante oportunidade para a atrair o turismo espírita.
Esse evento conta com a iniciativa da Presidente do Centro Espírita Luiz Gonzaga, Célia Diniz, e uma equipe de mais de 100 voluntários, além do apoio da Prefeitura Municipal. A cada ano, o evento tem um tema central voltado ao Espiritismo e a Chico Xavier. O primeiro congresso em 2017 também teve a intenção de comemorar os 90 anos do Centro Espírita Luiz Gonzaga (21-06-1927 / 21-06-2017).
A programação geralmente é aberta ao público na tarde de sexta-feira, com os congressistas fazendo a tradicional caminhada aos Caminhos de Luz, que incluem, entre outras, a visitação ao Memorial do Luiz Gonzaga, ao Centro Espírita Luiz Gonzaga, ao Centro Espírita Meimei, a Casa Chico Xavier e a Fazenda Modelo, onde Chico trabalhou ininterruptamente por 30 anos.
O Centro Espírita Luiz Gonzaga localiza-se na Rua São Sebastião, 55 – Centro e é o local onde, originariamente, fora construída a casa onde Chico morou de 1918 a 1948, num ambiente de simplicidade, como foi a vida do médium mineiro.
A abertura oficial do congresso normalmente acontece na noite de sexta feira com a apresentação do Coral Luiz Gonzaga, Coral Infanto-Juvenil de Pedro Leopoldo e de um convidado, num sublime concerto que emociona a todos os convidados.
No dia seguinte, sábado, as atividades começaram logo pela manhã, no CEPEL – Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo, com a ambientação musical e prece feita por convidado e a palestra inicial, geralmente é feita por Célia Diniz. Durante o sábado, alternam-se palestras de vários temas com ambientação musical, até seu encerramento por volta das 17 horas.
Durante o evento há uma feira permanente de livros e DVD’s a venda no interior do Centro Poliesportivo.
O domingo, dia em que evento é encerrado ao final do dia, se inicia com a harmonização musical e prece. Em seguida, palestrantes se revezam trazendo boas palavras sobre temas edificantes da Doutrina Espírita.
Um dos momentos mais aguardados acontece com a palestra de Divaldo Pereira Franco, ovacionado desde sua chegada ao congresso bem como ao término de sua exposição. Outros momentos bastante aguardados também são pelas palestras de Haroldo Dutra Dias e demais palestrantes convidados.
Encerrando o Congresso Espírita de Pedro Leopoldo, ao término das apresentações de Divaldo franco e Haroldo Dutra Dias, Célia Diniz sempre pergunta aos dois se estarão novamente em Pedro Leopoldo no próximo ano, para o próximo Congresso Espírita de Pedro Leopoldo no ano seguinte, recebendo de ambos, geralmente, a confirmação de que estarão presentes.
Para finalizar o evento a cada ano, Divaldo Franco vem fazendo a prece de encerramento, recebendo efusivos aplausos e o carinho dos participantes, felizes por aquele grande momento, nos dois planos da vida.
Os vídeos do congresso são disponibilizados no YouTube pela Rede Amigo Espírita, que juntamente com a Rádio Fraternidade transmitem por vídeo e áudio o evento para todo o mundo, ao vivo e com milhares de acessos, mostrando o grande interesse pelo encontro que se realiza em Pedro Leopoldo.